
Estava lendo a besteiras que geralmente leio na internet e encontrei um post sobre Torquato Neto. Sabe quem foi? Um dos pricipais nomes do Tropicalismo. Não tão famoso quanto Gil e Caetano, mas ele estava lá. Nesse post eu finalmente entendi a letra daquela música do Caetano que menciona Teresina e a cajuína. Agora a acho linda.
Aí fiquei me perguntando o que eu sei do lugar de onde eu vim? Nada, quase nada.
O tal Piauí nasceu porque o gado não podia viver perto da cana de açúcar. Destruia a plantação. Ao menos parece. Aí levaram os animais pro interior, as fazendas e o povo junto pro interior do sertão. Cresceu a partir do interior. Tem um monte de cidades pequenas. Umas casas de fazendas feitas de um jeito que não fique tão quente dentro delas. O horizonte é sempre azul. Chove no começo do ano, mas o horizonte continua azul.
Não sei dizer se o povo tem um sotaque que só quem é de lá tem. Deve ter. Parece cruel, mas a gente é como o gado. Leva uma vida de gado. Trabalha-se muito e ganha-se pouco por lá. Coisa da colonização, acho. Mas, como gado, "é feliz quem vive no Piauí". Veja essa menina do lado: não tem cara de feliz? (é a Sarah, ganhou a Copa do Mundo de Judô na categoria dela, ouviu falar?).Vou tentar descobrir mais desse lugar escondido do mundo. O que eu achar coloco aqui. Talvez tire umas dúvidas que tenho. Veremos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário